Montei a equipa tentando sempre espremer o que melhor cada um poderia dar e consciente das nossas debilidades/limitações forcei por vezes a equipa a uma rigidez táctica que sinceramente não é de meu apanágio principalmente quando a nossa garota é tão jovem, mas teve de ser para compensar algumas lacunas.
O nosso trajecto contudo ficou marcado por duas situações que de facto fizeram a diferença na hora de olhar para trás a primeira foi algumas ausências em momentos cruciais e a segunda alguns arrufos de “meninos mimados”. Mesmo assim e ultrapassando algumas dificuldades inerentes ao escalão conseguimos fazer uma caminhada que terminou num modesto 7º lugar.
Digo modesto porque, naturalmente, gostaria de ver estes meninos serem campeões e sei que se não fossem alguns “motivos” poderíamos perfeitamente ter ficado nos cinco primeiros porque honestamente sei que este grupo tinha capacidade para isso.
Momentos que me marcaram…
Novembro de 2009 – Restauradores Vs Juv. Desp. Gondomar – Um jogo em que a “equipa foi equipa” por isso ganhou!
Na 2ª Volta
Fevereiro de 2010 - Restauradores Vs Alfa – A forma como o Rafael carregou a “equipa as costas” de um resultado de 1-3… fomos empatar 4-4!
Contas
Nas contas finais ficamos no sétimo lugar com uma prestação bastante melhor do que na época passada:
Pessoalmente, tentei passar o que de melhor se pode ensinar a esta garota, tentei fazer treinos pedagógicos e motivantes, ensinei princípios básicos de táctica e de sistema de jogo.
A consequência deste trabalho culmina portanto como já havia escrito no sétimo lugar da geral e possuindo o oitavo melhor ataque e a sexta melhor defesa.
Sozinho já mais conseguiria estes resultados se não fosse a colaboração e o crer dos meus atletas por isso é que “Somos uma equipa”!
Obrigado… a todos os meninos/atletas que evoluíram comigo nesta ultima temporada. Tenho consciência que provoquei variadíssimas emoções em cada um de vocês, que muitas vezes forcei para que vocês fossem muito para alem do vosso limite…
Berrei muito, ralhei muito… mas também tive a oportunidade de conversar individualmente, de procurar compreender a vossa maneira de ser.
Chegou a hora de fechar um ciclo, talvez por isso sinta uma enorme vontade de dizer até um dia para alguns ou encontramo-nos por ai, por isso:
André “Gato” – Tens um futuro enorme pela frente… Sem qualquer margem de duvida és dos poucos que efectivamente tens potencial para superar o “bom”. Ainda me lembro do teu primeiro dia nos Restauradores e efectivamente espero que tenhas apreendido alguma coisa comigo porque eu apreendi muito contigo.
João “GR” – Infelizmente, só chegaste a nossa equipa esta época mesmo assim foste ultrapassando uma a uma cada uma das dificuldades. Prematuramente foste chamado a titularidade e mesmo tendo alguma inexperiência provaste que és capaz. E só és capaz porque levas a letra o que eu muitas vezes digo “um jogador de futsal tem de ser muito inteligente.
Jorge “GR” – Eu sei bem quem és e sem de onde vens… por isso eu acredito que podes fazer um pouco mais não por mim, nem pela equipa… mas por ti… porque só assim consegues superar os teus “bloqueios”.
Nuno Paulo – Tens um enorme potencial dentro de ti. Temos de encontrar o segredo para libertar o N.P dos treinos… aquele que faz dribles fantásticos, fintas mágicas e remata como ninguém… Agora que vais dar mais um passo na tua formação/chegou a altura de “explodires” porque eu acredito em ti.
Miro – Agora é a tua vez de mostrar como se faz… és dos jogadores que mais evoluiu dentro da equipa mesmo assim tens de te esforçar para corrigir algumas lacunas. Como sabes e bem não há limites no processo evolutivo.
Migas – Parabéns! Podes até nem ser o jogador mais virtuoso da equipa, mas num determinado dia eu disse que quem não fosse capaz e não quisesse aprender podia ir embora… TU ficaste e ganhaste o respeito de todos… não só porque ficaste… mas porque evoluíste muito… e a prova disso é o golo marcado. Compreendeste o desenrolar da jogada do inicio até ao golo e isso é a prova do quanto melhoraste/evoluíste.
Rafael – Se há jogar que eu exigi muito, foi de ti porque tal como disse ao André “Gato” não basta ser bom. Alguns momentos “pecaste”… Mas também ouve momentos em que carregaste a equipa as costas… Eu não me esqueci da tua atitude quando viramos o jogo contra o Alfa, em casa. Agora nos iniciados tens de evoluir para excelente.
Gelson – Deus deu-te um dom… mas primeiro tem de estar sempre a escola… A tua vida é como um negocio das boas notas tens “futsal”…. Por isso continua a “jogar” dos dois lados ESCOLA e FUTSAL.
Tiago – A tua forma de encarar a vida faz de ti alguém especial… A transição para o Futsal não foi fácil mas agora que já dominas os princípios do jogo já fazes a diferença. Agora que vais para o novo escalão vais facilmente ultrapassar todas as “barreiras”.
Nuno César – Alguém ainda se lembra que na época 2008/09 praticamente não jogavas! És a maior das provas que todos podem ir longe não só no futsal como na vida basta acreditar. As vezes exigi coisas de ti que não pedi a ninguém, as vezes “berrei” contigo em lances que só tu poderias conseguir… um dia disse que ias assumir um papel importante na equipa fiz de ti capitão. Mesmo sendo “escolinha” fiz de ti “infantil” por isso é com orgulho que deixo para trás um excelente jogador mas fico a espera de um dia voltar a cruzar contigo.
“Zé” – Um ano a treinar-te vai saber a pouco contudo acredito que a tua margem de progressão é enorme. És dos mais novos na equipa contudo em muitos jogos fizeste a diferença pela raça, pela determinação e pela coragem. Obrigado pela tua dedicação e carinho!
Morais – O teu maior inimigo é um rapazinho chamado André… Tens potencial para fazer muito melhor, para ir muito mais longe… mas tens de vencer alguns bloqueios entre os quais a timidez e o receio de falhar.
Diogo, Cristiano e Rui – Obrigado pelo vosso contributo…só lamento que tenham desistido!
Para terminar o meu sincero obrigado a todos os pais que directa ou indirectamente trabalharam comigo. A vossa ajuda foi muito importante.
Mais uma vez “obrigado”…
José Teixeira

Sem comentários:
Enviar um comentário